Exportações portuguesas de têxtil e vestuário aumentam 1,8% até Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 09 out (Lusa) - As exportações da indústria têxtil e de vestuário portuguesa aumentaram 1,8% até agosto, face ao mesmo período de 2012, somando 2.839 milhões de euros, anunciou hoje a associação do setor.

"Se considerarmos apenas o mês de agosto, o crescimento verificado nas exportações deste setor foi de quase 3%", destaca a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) em comunicado.

Numa análise por tipo de produto, a ATP aponta o crescimento de cerca de 9% das exportações dos têxteis-lar e de outros artigos têxteis confecionados.

Já as exportações de matérias-primas, como fios e tecidos, aumentaram cerca de 4%, enquanto as exportações de tecidos de malha subiram 9% e as de pastas, feltros, artigos de cordoaria e as de fibras sintéticas ou artificiais mais de 5%.

No caso das exportações de vestuário de malha, o crescimento foi superior a 5%, enquanto as de vestuário de tecido tiveram uma queda de 9%.

Relativamente às importações da indústria têxtil e vestuário portuguesa, cresceram mais de 3% de janeiro a agosto, sobretudo devido ao aumento superior a 10% das importações de matérias-primas têxteis.

"Só as importações de matérias-primas de algodão, incluindo fios e tecidos, aumentaram no período em análise cerca de 32%", nota a associação, referindo também a subida na ordem dos 12% das importações de tecidos impregnados, revestidos, recobertos ou estratificados, de artigos têxteis para uso técnico e de tecidos de malha.

No final de agosto, a balança comercial do setor registou um saldo positivo superior a 780 milhões de euros.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.