Exportações de calçado crescem 6,5% até Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 09 out (Lusa) - As exportações portuguesas de calçado voltaram a acelerar em agosto, acumulando um crescimento de 6,5% desde o início do ano, face ao período homólogo, anunciou hoje a associação do setor.

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), Portugal exportou mais de 40 milhões de pares de calçado, no valor de 1.220 milhões de euros, de janeiro a agosto.

Para além do crescimento no mercado europeu, a APICCAPS destaca a subida de mais de 45% das vendas fora da Europa, "em especial em países como a Angola, Austrália, Canadá, China, EUA e Rússia".

Atualmente, o setor português de calçado exporta mais de 95% da sua produção, para 132 países nos cinco continentes.

Já as importações portuguesas de calçado, pelo contrário, recuaram 3,6% nos primeiros oito meses do ano, pelo que o calçado reforçou o estatuto de setor que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa, com um saldo comercial positivo de 857 milhões de euros até agosto.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.