Programa Operacional Regional do Norte lança oito concursos no valor de 21,3 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 09 out (Lusa) -- A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) anunciou hoje o lançamento do último pacote de concursos para financiamento comunitário do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), no valor de 21,3 milhões de euros.

No total, estão abertos até ao dia 08 de novembro oito concursos, sendo que 10 milhões de euros se destinam à preservação e valorização do património cultural da região.

Em comunicado, a CCDR-N refere que "a segunda maior dotação orçamental é dirigida ao apoio a infraestruturas científicas e tecnológicas, que soma seis milhões de euros".

O ON.2 lançou também um concurso com um financiamento de dois milhões de euros para a conservação e valorização de espaços naturais protegidos e classificados para região, bem como um outro, com uma dotação de 1,5 milhões de euros, para a criação e desenvolvimento de serviços das bibliotecas públicas a norte.

"Dois outros concursos servirão ainda para financiar investimentos de qualificação da oferta turística da região e de promoção da marca 'Porto e Norte de Portugal', com um apoio global de 1,2 milhões de euros", acrescenta.

O programa abriu ainda "um envelope de apoios para a realização de grandes eventos, com 600 mil euros", tendo em vista "dar continuidade ao investimento na promoção e valorização das indústrias criativas" da região.

O ON.2 arrancou em 2007 e representa um total de 2,7 mil milhões de euros de fundos comunitários destinados à região Norte, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.