Matosinhos com estacionamento junto à praia a um euro por dia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 19 abr (Lusa) -- A partir de maio estacionar no Parque da Marginal de Matosinhos vai custar um euro por dia e o município terá mas 1.100 lugares com parcómetro grátis nos primeiros 15 minutos, revelou hoje o vereador da CDU do executivo.

Depois de o último contrato de concessão de estacionamento em Matosinhos terminar em 2013, a câmara preparou um novo acordo e espera em maio ter 1.100 lugares de estacionamento com parcómetro (100 dos quais em São Mamede de Infesta) nas ruas de cariz comercial.

A finalidade é "favorecer a rotatividade" e os primeiros 15 minutos serão gratuitos, explicou o vereador da CDU José Pedro Rodrigues, com o pelouro dos transportes e mobilidade, que hoje viu aprovada a sua proposta de novos valores das taxas relativas ao incumprimento do estacionamento na via pública.

Nos lugares com parcómetro, onde as primeiras duas horas têm um custo de 0,65 cêntimos cada e as duas seguintes de 1,50 euros, quem não pagar não será logo multado nos 30 euros previstos no Código da Estrada mas antes avisado a pagar uma taxa intermédia até 8,60 euros.

O objetivo é não prejudicar os "ligeiros atrasos" ou "imprevistos" e aplicar taxas intermédias de incumprimento, que, num primeiro aviso, não ultrapassa os três euros.

Quem estacionar indevidamente receberá o primeiro aviso se ultrapassar o incumprimento em "mais de 15 a 20 minutos" e o segundo aviso se ultrapassar uma hora.

O mesmo contrato de concessão de estacionamento em Matosinhos prevê também a exploração de dois parques de estacionamento (Parque da Marginal e Parque da Centralidade em São Mamede de Infesta).

Os parques, situados na proximidade de zonas com parcómetros, destinam-se a estacionamento de longa duração e terão um custo de um euro por dia, ou dois euros no Parque da Marginal durante os meses de verão.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.