Custos de construção de habitação nova desaceleram em Agosto e aumentam 0,6% - INE

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 09 out (Lusa) - O índice de custos de construção de habitação nova desacelerou em agosto face a julho, ao apresentar uma variação homóloga de 0,6%, contra 1,0% no mês anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto ao índice de preços de manutenção e reparação regular da Habitação, no Continente, apresentou uma taxa de variação homóloga de 0,2%, que compara com os 0,1% de julho.

Segundo o INE, a desaceleração do índice de custos de construção de habitação nova "foi determinada, sobretudo, pelo índice da componente materiais, que registou uma variação homóloga de -0,7% em agosto (variação de 0,2% no mês anterior).

Já o índice da componente mão-de-obra apresentou uma taxa de variação homóloga de 1,7% em agosto, idêntica à de julho.

Em agosto, as taxas de variação homóloga dos índices relativos a apartamentos e moradias caíram 0,4 p.p. face às taxas observadas em julho, para 0,5% e 0,7 %, respetivamente.

Relativamente ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, apresentou na componente produtos uma taxa de variação homóloga de -0,5%, enquanto na componente serviços aumentou 0,9% (variações de -0,4% e de 0,4%, em julho, respetivamente).

Numa análise por região NUTS II do Continente, o INE nota que a variação homóloga dos índices das regiões Norte e Algarve foi superior em 0,2 p.p. e em 0,1 p.p., respetivamente, às taxas observadas em julho, situando-se em 1,0% e em -0,5%, pela mesma ordem.

Quanto aos índices das regiões de Lisboa e do Alentejo, aumentaram, ambos, 0,4% (depois de ambas as regiões terem tido uma variação de 0,5% em julho), enquanto o índice da região Centro apresentou uma variação homóloga idêntica à de julho (-0,6%).

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.