Aplicação do Fundo de Estabilização em reabilitação urbana não prejudica Segurança Social

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 abr (Lusa) - O ministro do Trabalho garantiu hoje que a aplicação de 1.400 milhões de euros na reabilitação urbana, através do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social, é legal e não porá em causa o equilíbrio financeiro da Segurança Social.

"O Fundo de Estabilização tem aplicações e na sua regulamentação tem, nomeadamente, previsão da possibilidade de aplicação desse Fundo na área do imobiliário. O Governo não fará nada que seja contrário à lei nem porá em causa o equilíbrio financeiro da Segurança Social", assegurou o ministro Vieira da Silva, no parlamento.

O titular da pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sublinhou ainda que o executivo não fará nada que ponha em causa "as orientações do Fundo, que são rigorosas e exigentes".

"A ideia de que se está a gastar dinheiro e ele desaparece não é o que corresponde à verdade. O que poderá existir são mudanças das aplicações, elas continuarão a constar do balanço do Fundo e do seu património", esclareceu o ministro da tutela.

Vieira da Silva, que está a ser ouvido na Comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, respondia a uma questão colocada pela deputada do PSD, Clara Marques, sobre qual o impacto da aplicação de dinheiro do Fundo em imobiliário.

Em causa está aplicação de 1.400 milhões de euros do Fundo na recuperação de património, visando estimular o arredamento habitacional a preços acessíveis, uma medida apresentada no passado dia 04 de abril pelo primeiro-ministro, António Costa.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.