Recluso há 33 dias em greve de fome em "estado deplorável" - associação

| País
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 08 out (Lusa) - Um recluso em greve de fome há 33 dias, em Paços de Ferreira, está num estado de saúde "deplorável", denuncia hoje uma associação, mas os serviços prisionais alegam que situação é "melhor do que seria suscetível".

Vítor Ilharco, dirigente da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, explicou à Lusa que o recluso quer ser transferido para um estabelecimento prisional mais próximo da área de residência para poder ser visitado pelos seus familiares.

"Estamos preocupados com a saúde do recluso, que está muito magro e isolado numa cela a seu pedido", afirmou o dirigente.

Numa nota enviada hoje à agência Lusa, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirmou que o recluso se encontra em greve de fome, mas observou que, "até à presente data, a sua situação clínica é melhor do que seria suscetível de esperar para quem se encontra em greve de fome".

De acordo com o esclarecimento da direção-geral, o recluso está "a ser objeto de acompanhamento pelos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional".

"Como sempre sucede em situações similares, caso o acompanhamento clínico considere que a evolução do estado de saúde, de qualquer pessoa em greve de fome, é suscetível de justificar o seu internamento em unidade de saúde exterior", acrescenta-se na nota enviada à agência Lusa.

Contudo, para o representante dos reclusos, a situação em que se encontra o detido em Paços de Ferreira "viola a legislação", a qual, frisou, "garante aos reclusos o direito de estarem no estabelecimento prisional mais próximo da sua residência".

Vítor Ilharco anunciou que, por isso, o caso foi comunicado, na segunda-feira, à Provedoria de Justiça, "na expectativa de que se possa encontrar uma saída para o problema".

Os serviços prisionais confirmam, por seu turno, que "a Provedoria de Justiça vem a acompanhar o caso, semanalmente, sem que, até ao presente, tenha feito qualquer recomendação ou indicação".

A direção-geral admite que "o recluso encontra-se em greve de fome por pretender ser transferido para outro estabelecimento prisional".

De acordo com aquele esclarecimento, "o recluso encontra-se no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, a seu pedido, desde maio do corrente ano".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.