Orçamento será mais restritivo que em 2013 - Daniel Bessa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) - O economista, Daniel Bessa, afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2014 vai ser "mais restritivo" que o orçamento para 2013 e irá pesar "negativamente" no crescimento económico.

"É evidente que quando se tem um programa para reduzir um défice de 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 4% estamos a falar de 2.500 milhões de euros que ou vêm de menos despesa ou de mais impostos. O Orçamento do Estado de 2014 será mais restritivo que o de 2013", disse Daniel Bessa.

Falando à margem do Congresso Nacional de Economistas que decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Daniel Bessa disse não ter dúvidas que o orçamento para o próximo ano "será mais restritivo e, evidentemente, isso pesará negativamente no crescimento da economia".

O economista não quis comentar as notícias avançadas no fim de semana sobre a intenção do Governo de cortar nas pensões de sobrevivência, dizendo apenas que "há de facto um grande problema de comunicação do Governo".

Esta manhã, falando na abertura do Congresso, o primeiro-ministro, Passos Coelho, afirmou que a execução das medidas que ficaram previstas com os credores e que estão contidas no Orçamento do Estado para 2014 pode gerar um novo "choque de expectativas".

"Numa altura em que nós estamos na véspera de apresentar o Orçamento do Estado para 2014, que traduz o conjunto dos compromissos que assumimos com os nossos credores oficiais no sentido de corrigir ainda a consolidação orçamental, acentuando a trajetória de uma despesa primária mais consentânea com a sustentabilidade da dívida ,é evidente que a execução das medidas que então ficaram previstas pode, novamente, gerar um choque de expectativas", afirmou Passos Coelho.

Passos Coelho defendeu que a forma como decorre o "debate público" pode "ser muito importante para não criar um choque de expectativas demasiado punitivo que comprometeria injustamente e desproporcionadamente os méritos e o sucesso do programa".

SMS (ACL) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.