Investimento da Volkswagen é "sinal inquestionável" de confiança na economia portuguesa - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) - O ministro da Economia considerou hoje, em declarações à Lusa, que o investimento do grupo Volkswagen, de 38,2 milhões de euros, na Autoeuropa "é um sinal inquestionável" de confiança da empresa alemã na economia portuguesa.

António Pires de Lima, que falava à Lusa, a partir de Wolfsburgo, após a assinatura do contrato de investimento entre o grupo e o Estado português, revelou ainda que em novembro tem agendada uma nova visita à Alemanha para captar investimento para Portugal.

Este investimento na Autoeuropa "representa claramente uma continuidade da aposta da Volkswagen na sua filial portuguesa, é um sinal inquestionável de grande confiança desta grande empresa alemã na economia portuguesa, no momento determinante que estamos a viver", sublinhou o ministro da Economia.

Os 38,2 milhões de euros destinam-se a novos projetos nas áreas de produção e não produção - pintura, cunhos e cortantes e tecnologias de informação - e insere-se no âmbito de um programa de atualização tecnológica da Volkswagen Autoeuropa.

Pires de Lima lembrou que a Autoeuropa é um "dos principais investidores em Portugal e o seu maior exportador" e que este investimento traz inovação e modernização.

"É evidente que este investimento só é possível porque a Autoeuropa é um caso de grande competitividade e sucesso dentro do grupo".

Questionado se este investimento poderá incentivar outras empresas a apostarem em Portugal, António Pires de Lima salientou que "a Volkswagen é seguramente, a par de outras empresas alemãs que estão em Portugal, um excelente cartão de visita de Portugal na Alemanha".

O ministro, que disse ter "feito questão" em estar hoje em Wolfsburgo, sede da Volkswagen, na Alemanha, aproveitou a ocasião para revelar que em novembro fará uma nova visita ao país para "procurar atrair novos investimentos para a economia portuguesa", numa fase "onde é determinante relançar o investimento privado em Portugal".

Nesta visita, Portugal levará os "excelentes exemplos" de empresas alemãs no mercado português, como Volkswagen, Bosch, Siemens ou Continental, que são "referência de empresas competitivas dentro destes grupos internacionais".

Questionado sobre os trabalhadores portugueses que se encontram a laborar nas fábricas alemãs, o ministro da Economia apontou que "uma das grandes vantagens competitivas que a Autoeuropa apresenta é a capacidade da sua força de trabalho".

Pires de Lima reuniu-se hoje com "um grupo que representa os mais de 200 trabalhadores portugueses" que trabalham em Wolfsburgo, de um total de cerca de 400 distribuídos por todo o mundo.

O ministro disse ainda ter sentido "orgulho" pela qualidade da força laboral portuguesa, tendo manifestado agradecimento ao grupo com o qual se encontrou na sede da fabricante de automóveis.

O ministro da Economia, o presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis, e o diretor executivo da Volkswagen Autoeuropa, António Melo Pires, estiveram ainda reunidos com a administração do grupo alemão.

Neste encontro, o membro do conselho de administração Hubert Wallt afirmou que "este contrato de investimento demonstra que a Volkswagen continua comprometida com a sua fábrica em Palmela", adiantando que o grupo estava "muito orgulhoso" dos seus trabalhadores, pela sua "elevada flexibilidade e mobilidade".

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.