Homicídio de empresário em Barcelos com sentença a 22 de outubro

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 08 out (Lusa) - O Tribunal de Barcelos marcou hoje para 22 de outubro a leitura da sentença de um homem acusado de ter matado a tiro um empresário daquele concelho, em agosto de 2012.

Hoje, nas alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação do arguido pelo crime de homicídio qualificado, cuja moldura penal vai dos 12 aos 25 anos de prisão.

O advogado de defesa, Luís Vaz Teixeira, pediu a absolvição do arguido, alegando falta de provas.

Segundo a acusação, os factos remontam a 22 de agosto de 2012, quando o arguido, residente em Gondomar, se deslocou a Arcozelo, Barcelos, para se encontrar com a vítima, "com quem mantinha há anos uma relação profissional".

A vítima tinha 60 anos e era empresário de venda de artigos elétricos da construção civil.

Na altura dos factos, estes artigos estavam guardados num armazém em Arcozelo.

Ainda de acordo com a acusação, foi neste armazém que vítima e agressor se encontraram.

O arguido levou consigo uma arma de fogo, de calibre 5,35 milímetros, e foi "com intenção de matar", alegadamente para acabar com as "pressões" que o empresário de Barcelos lhe estaria a fazer para lhe devolver material que entretanto tinha desaparecido.

Numa altura em que a vítima estaria a 75 centímetros de distância, efetuou um disparo, atingindo-a nas costas e provocando-lhe a morte.

O crime teria tido lugar entre as 12:00 e as 13:00, mas o corpo só viria a ser encontrado à noite pela mulher do empresário, que estranhou o facto de o marido não ter regressado a casa e o foi procurar.

A porta do armazém estava fechada à chave e teve de ser arrombada pelos bombeiros.

VCP

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.