Religioso de Amares beatificado a 13 de outubro em Espanha

| FC Porto
Porto Canal / Agências

Amares, 08 out (Lusa) -- A Igreja Católica vai beatificar a 13 de outubro o irmão Mário Félix, natural de Amares e martirizado em Espanha, por motivos da perseguição religiosa durante a Guerra Civil daquele país, informa a Arquidiocese de Braga.

Em nota publicada na sua página na Internet, a Arquidiocese de Braga acrescenta que a cerimónia de beatificação que terá lugar em Tarragona, Espanha.

A Arquidiocese expressa ainda "alegria" por saber que um "seu" sacerdote, monsenhor Albino Silva, ordenado em Braga mas que serviu a Igreja Católica no Brasil, também tem o seu processo de beatificação a ser organizado.

Um beato é, no direito canónico da Igreja Católica, um homem ou uma mulher cujo processo de beatificação foi concluído.

Esse processo prosseguirá em direção à canonização, se se verificarem as condições requeridas para o efeito.

Em caso afirmativo, o candidato será reconhecido como santo.

O novo beato Mário Félix nasceu em Santa Marta de Bouro, Amares, em 27 de dezembro de 1860, e foi morto, por fuzilamento, em Griñon, a 30 quilómetros de Madrid, em 28 de julho de 1936.

O seu nome de nascimento é Manuel José de Sousa, mas aquele religioso do Instituto de La Salle adotou posteriormente o nome de Irmão Mário Félix.

Foi executado, conjuntamente com outros religiosos, a 28 de julho de 1936, quando centenas de revolucionários invadiram o convento onde se encontrava.

O reconhecimento do martírio desses religiosos foi determinado a 19 de dezembro de 2011 pelo Papa emérito Bento XVI, na sequência de uma audiência ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angel Amato.

O novo beato entrou para o Instituto de La Salle aos 28 anos, em 14 de junho de 1888.

A 15 de agosto do mesmo ano, Manuel José de Sousa tomou hábito com o nome de Irmão Mário Félix.

Trabalhou em várias casas do instituto e acabou no Convento de Griñon.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.