Aumento de impostos de 1% do PIB contrai a economia em 1,3% após um ano - Banco de Portugal

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) - Um aumento dos impostos equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) reduz a economia em 1,3% após um ano e em 2,7% após três anos, segundo um estudo hoje publicado pelo Banco de Portugal.

O estudo "Efeitos macroeconómicos das alterações da legislação fiscal em Portugal", publicado com o Boletim Económico do Outono, hoje divulgado pelo banco central, analisa cerca de 70 medidas de política fiscal adotadas em Portugal entre 1996 e 2012 com impacto na atividade económica.

Entre essas medidas estão, por exemplo, a introdução da taxa intermédia (12%) no IVA em 1996, o perdão fiscal em sede de IRS e IRC em 2002, o aumento da taxa normal do IVA dos 19% para os 21% em 2005, a introdução da sobretaxa extraordinária de 3,5% sobre o rendimento coletável em 2011 e o aumento das taxas máximas e mínimas do IMI e eliminação de isenções do pagamento deste imposto em 2012.

Os economistas do Banco de Portugal Manuel Coutinho Pereira e Lara Wemans, que assinam o estudo, concluíram que um acréscimo dos impostos de 1% do PIB gera uma "resposta negativa" do PIB que se vai agravando com o tempo: ao fim do ano, a contração da economia será de 1,3%, mas após três anos o recuo já será de 2,7% do PIB.

"No período subsequente ocorre ainda algum incremento para cerca de -3,0%, continuando posteriormente a este nível, e sendo assim bastante persistente (...) Um aumento (diminuição) dos impostos por via legislativa tem um impacto recessivo (expansionista) forte sobre a atividade económica", lê-se no relatório.

Os investigadores estudaram também o impacto de um aumento de impostos de 1% do PIB sobre o consumo privado, tendo concluído que um acréscimo da carga fiscal nessa dimensão diminui o consumo privado em cerca de 2,0% após um ano e em 3,5% após três anos.

A queda do consumo de bens duradouros é mais pronunciada, atingindo os 8,3% e os 10,6% após um e três anos, respetivamente, da introdução do choque fiscal.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.