Info

PS acusa CCDR-N de "inércia" na distribuição de fundos comunitários

| Norte
Porto Canal com Lusa

O líder da distrital do PS/Porto acusou hoje de "inércia" a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) pela forma como geriu a distribuição dos fundos comunitários do Portugal 2020 para a região.

Actualizado 12-04-2016 11:36

"Eu acho que houve pelo menos alguma inércia da atual CCDR-N em relação a esse debate [sobre a distribuição dos fundos] que tinha que ser feito na altura própria", afirmou Manuel Pizarro no final de uma reunião entre a federação distrital do PS/Porto e aquela entidade.

A reunião de hoje foi pedida pelo PS dias depois de os autarcas do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) terem manifestado o seu desagrado com o processo relacionado com os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional (PEDU) propostos pela CCDR-N aos municípios.

No dia seguinte, a própria CCDR-N disse que houve um acordo prévio com a Área Metropolitana do Porto para a atribuição das verbas e que o mesmo teve por base critérios orientados para a coesão.

Hoje, Manuel Pizarro defendeu que "é preciso uma CCDR-N que seja uma voz da região e não uma correia de distribuição do poder central".

Quanto aos PEDU, o socialista vereador da Câmara Municipal do Porto assinalou que os municípios devem implementá-los, mantendo a sua posição de oposição à proposta apresentada pela comissão.

"O mal já está feito, tem remédio, mas o remédio não pode ser parar o processo, tem de ser alocar de forma mais inteligente as verbas que venham a ser obtidas em função da reprogramação", salientou.

Disse ainda ser "preciso que estes PEDU sejam agora desbloqueados e que venham a seguir ser introduzidos mecanismos de correção", sustentando que clarificada a posição, não devem os municípios "ficar amarrados a uma posição de mera oposição, com a qual nada seria feito, e à espera de uma reprogramação que só poderá ocorrer daqui a um ano".

Sugeriu mesmo como solução a procura de "fontes de financiamento alternativo que permitam compensar o manifesto subfinanciamento de algumas das áreas".

Para Manuel Pizarro, " o mais escandaloso de todo é o subfinanciamento da área de apoio social e de intervenção social", sendo que "para o conjunto da Área Metropolitana do Porto [AMP] há cerca de 40 milhões de euros o que (...) é uma verba absolutamente escassa".

O socialista defende por isso uma "reprogramação urgente dos fundos comunitários" sob pena de "as manchas de pobreza e exclusão social" que existem em muitos municípios da AMP continuarem "exatamente iguais em 2020".

"Eu espero que o atual Governo (...) faça essa reprogramação sem os vícios do centralismo anteriores. O quadro comunitário anterior foi construído à margem da região Norte", criticou.

Questionado no final da reunião sobre a insatisfação dos autarcas com o atual quadro comunitário, o presidente da CCDR-N disse apenas que deu "os autarcas são pessoas que foram eleitas para o seu cargo o que significa que têm uma legitimidade democrática inquestionável".

"E se há um presidente de câmara que revela insatisfação, ele tem todo o direito de estar insatisfeito e eu apenas tenho o dever de lhe tentar fornecer todos os elementos que levaram à nossa proposta", explicou.

LIL (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem tenta matar mulher e suicida-se em Lamego

Um homem tentou hoje matar uma mulher, em Lamego (distrito de Viseu), tendo-se suicidado depois, confirmou à Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.

Encontrado cadáver junto da A28 na avenida AEP no Porto

Um cadáver do sexo masculino foi encontrado, este sábado, junto da A28 no avenida AEP no Porto, apurou o Porto Canal com fonte da PSP.

Ferido com gravidade após queda em altura de um prédio em Terras de Bouro

Um homem ficou ferido com gravidade após cair de um prédio em construção em Vilar da Veiga, Terras de Bouro, apurou o Porto Canal com fonte dos Bombeiros Voluntários.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

D'Mais

Atitudo - Artes Marciais &...

Nota Alta

"A cidade do Porto está com um...

N'Agenda

"Gosto de estar a par do rap que...