Responsáveis do BNP Paribas e Deutsche Bank ouvidos no Parlamento sobre swaps

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) - Responsáveis do BNP Paribas e do Deutsche Bank, dois dos bancos internacionais aos quais as empresas públicas contrataram 'swaps', deverão ser ouvidos no Parlamento nas próximas semanas.

Segundo disse à Lusa o presidente da comissão de inquérito aos contratos 'swap', Jorge Lacão, o francês BNP Paribas e o alemão Deutsche Bank disponibilizaram-se para prestar esclarecimentos ao parlamento português e estão agora a ser acertados os dias das audições.

Continuam ainda contactos com outros bancos, como Crédit Suisse e JP Morgan, para que responsáveis destas instituições também venham depor na comissão de inquérito.

No início de outubro, Jorge Lacão explicou aos jornalistas que a audição dos responsáveis de derivados de bancos internacionais estava dependente do "espírito de colaboração bilateral" já que não estão sob jurisdição portuguesa, pelo que não podem ser notificados a depor.

IM (JMG)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.