Quinze empresas portuguesas de calçado procuram negócios em feira na China

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 08 out (Lusa) - Quinze empresas portuguesas de calçado participam, de sexta-feira a domingo, na China, na 2.ª edição da MICAM Xangai, o que representa um reforço de 37% da participação nacional face ao ano passado, anunciou hoje a associação setorial.

Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) destaca que o reforço da participação portuguesa na MICAM Xangai resulta da "prioridade" dada pelo setor, que atualmente já exporta 95% da produção, à promoção comercial externa.

No caso da China, a indústria portuguesa de calçado tem planeada para este ano "a maior ofensiva de sempre", com a presença em seis eventos distintos naquele mercado desde o início do ano.

Estimando-se que cerca de 5% da população chinesa tenha "um poder de compra elevado", a associação nota que, "em termos práticos, são 65 milhões de potenciais consumidores de produtos de gama superior ou de luxo".

"Um argumento de peso que está a atrair empresas de todo o mundo", sustenta.

Na sequência da parceria entre a APICCAPS e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no mercado chinês, as exportações portuguesas de calçado para aquele país cresceram 28% na primeira metade do ano, devendo atingir os três milhões de euros até final do ano.

Considerando todos os setores de atividade, as exportações portuguesas para a China cresceram 30% em 2012, para o valor recorde de 1.128 milhões de euros, o que, para o embaixador de Portugal em Pequim, José Tadeu Soares, confirma "o bom relacionamento económico bilateral".

Capital económica da China e sede de um município com cerca de 23 milhões de habitantes, Xangai é também a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, tendo em abril recebido, pela 1.ª vez, uma edição da MICAM.

Considerada a maior feira de calçado do mundo e com duas edições anuais (em março e outubro) em Milão, a MICAM empenhou-se em realizar "uma grande operação no território chinês", atraindo não só empresas italianas, mas também marcas de referência espanholas e portuguesas à 1.ª edição do evento em Xangai.

Nesta 2.ª edição são esperados cerca de 6.000 visitantes esperados, "em especial do retalho nos segmentos médio e alto", segundo destaca a APICCAPS.

No âmbito da aposta da indústria portuguesa de calcado na promoção comercial externa, foram planeadas para 2013 várias ações comerciais num total de 16 mercados de exportação.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.