Ritmo de ajustamentos nos países periféricos da zona euro só será "revisitado" se crescimento defraudar - FMI

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) -- O FMI afirmou hoje que os processos de ajustamento orçamental nos países periféricos da zona euro vão ser "mais lentos do que no passado", considerando que só se o crescimento ficar aquém do esperado é que esta questão será "revisitada".

Em conferência de imprensa em Washington, a propósito do 'World Economic Outlook', hoje publicado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o economista Jörg Decressin afirmou que "o ajustamento orçamental vai ser mais lento do que foi no passado", defendendo que só se o crescimento for pior do que o esperado é que será equacionado um ritmo mais amplo para cumprir as metas orçamentais.

"A extensão de maturidades que foi garantida é a apropriada e só se o crescimento desapontar é que essa questão vai ser revisitada", disse Jörg Decressin, do Departamento de Estudos do FMI, em resposta a uma pergunta sobre se os países periféricos da zona euro, incluindo Portugal, poderão precisar de mais tempo para a consolidação orçamental.

No documento hoje publicado, com a atualização das projeções macroeconómicas, o Fundo estima que a zona euro contraia 0,4% este ano, registando um crescimento de 1% em 2014.

Para Portugal, é esperada uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8% em 2013 e um crescimento de 0,8% em 2014, em linha com as previsões apresentadas pelo Governo na semana passada.

O Fundo (que faz parte da 'troika', a par do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia) incorpora no 'World Economic Outlook' hoje publicado (com as previsões para a economia mundial) os traços base do novo cenário macroeconómico que saiu da oitava e nona avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) a Portugal.

Nesta última avaliação, a 'troika' manteve as metas para o défice já definidas na anterior revisão regular ao programa: 5,5% este ano e 4% em 2014.

ND (NM) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.