Inflação acelera para os 1,7% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Paris, 08 out (Lusa) -- A taxa de inflação média nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) situou-se nos 1,7% em agosto, abaixo dos 2,0% observados em julho, enquanto em Portugal se situou nos 0,2%.

Segundo a OCDE, a menor subida do índice de Preços no Consumidor (IPC) de agosto reflete sobretudo uma desaceleração dos preços da energia, que recuaram para os 2,1% no ano terminado em agosto, comparado com os 2,2% observados em julho.

Os preços da alimentação, por sua vez, caíram para os 2,1%.

Na média dos 30 membros da OCDE (entre os quais Portugal), a inflação subjacente (isto é, a variação dos preços sem incluir alimentos nem energia) manteve-se estável nos 1,6%.

Na zona euro, a taxa avançou para os 1,3% em agosto (1,6% em julho), situando-se nos 0,2% em Portugal.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.