FMI confirma recessão de 1,8% em Portugal este ano

FMI confirma recessão de 1,8% em Portugal este ano
| Economia
Porto Canal / Agências

O Fundo Monetário Internacional (FMI) confirmou hoje as projeções de uma recessão de 1,8% para Portugal este ano e de um crescimento de 0,8% em 2014, dadas a conhecer na passada quinta-feira pelo Governo.

O fundo (parte da 'troika', a par do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia) incorpora no 'World Economic Outlook' hoje publicado (com as previsões para a economia mundial) os traços base do novo cenário macroeconómico que saiu da oitava e nona avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira.

Assim, segundo o FMI, as projeções para a economia portuguesa para este ano passam de uma recessão de 2,3% do PIB para 1,8% e o crescimento económico esperado para o próximo ano passa de 0,6% para 0,8%.

O Fundo diz ainda que a taxa de desemprego deve atingir os 17,4% este ano (contra 18,2% previstos anteriormente) e os 17,7% no próximo ano (contra 18,5% da anterior previsão).

As previsões para a inflação mantêm-se iguais às últimas feitas pelo Governo, antes ainda da conclusão das mais recentes avaliações do programa da 'troika', com os preços a crescerem 0,7% este ano e 1% no próximo ano.

As mais recentes previsões para a economia portuguesa foram atualizadas na avaliação concluída na passada quinta-feira e anunciadas pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque em conferência de imprensa, que contou ainda com a presença do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas e do secretário de Estado Adjunto, Carlos Moedas.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.