Volume de negócios na indústria cai 4,1% em Agosto

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 08 out (Lusa) - O índice de volume de negócios na indústria passou, em termos nominais, de uma subida homóloga de 1,8% em julho para uma queda de 4,1% em agosto, penalizado pelo comportamento do mercado nacional, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), "este resultado foi determinado principalmente pelo comportamento do índice relativo ao mercado nacional, que passou de uma variação de -0,9% em julho para -8,1% em agosto", embora esteja também "parcialmente associado a um efeito de dias úteis".

Já o índice relativo ao mercado externo registou, em agosto, um crescimento homólogo de 2,4%, que compara com os 5,5% do mês anterior.

Também em termos homólogos, os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas, ajustadas de efeitos de calendário, diminuíram 3,0%, 2,7% e 1,6%, respetivamente.

Numa análise por setores, observaram-se variações homólogas negativas nos índices de todos os grandes agrupamentos industriais, tendo sido os agrupamentos de bens intermédios e de bens de consumo "os que mais contribuíram para a evolução do índice total", ao passarem de variações de 2,6% e de -2,9% em julho, respetivamente, para -3,2% e para -9,3% em agosto.

Quanto ao índice da secção das indústrias transformadoras, diminuiu 3,3% em termos homólogos (depois de um aumento de 3,1% em julho).

No mercado nacional, a evolução do índice foi determinada principalmente pelos agrupamentos de energia e de bens de consumo, que registaram variações de -10,3% e de -7,7% (-2,8% e -1,1% em julho), respetivamente.

Já no mercado externo, o índice de vendas na indústria foi sobretudo influenciado pelo comportamento do índice relativo à divisão de fabricação de coque, produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis. Excluindo aquela divisão, a variação do índice deste mercado passou de 2,8% em julho para -4,7% em agosto.

Em termos mensais, o índice de volume de negócios na indústria registou uma variação de -19,1% (-14,1% em agosto de 2012).

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.