OE2013: Défice orçamental terá ficado nos 8% no primeiro trimestre - UTAO

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- O défice orçamental em contabilidade nacional, a que conta para Bruxelas, terá atingido 8% do Produto Interno Bruto nos primeiros três meses do ano, consumindo assim mais de um terço do défice anual, estima a UTAO.

De acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) enviado aos deputados, o défice das administrações públicas deverá estar "em linha com o observado em igual período do ano passado".

A estimativa da equipa que trabalha junto da Assembleia da República é para que o défice em contabilidade nacional tenha ficado entre 7,3% e os 8,7%.

Os técnicos explicam ainda que as administrações públicas já terão consumido 36% do défice previsto para o conjunto do ano, mais de um terço.

Ainda assim, este resultado "não coloca necessariamente em causa o cumprimento daquele objetivo [défice de 5,5% do PIB no conjunto do ano]" dizem os técnicos, já que se trata de um perfil de despesa e receita muito especifico no inicio do ano e já o ano passado o valor estaria 1,8 pontos percentuais acima do objetivo e acabou por descer. Ainda assim, o défice apurado em contabilidade nacional estava previsto ser de 5% e foi de 6,4%.

Na nota a que a Agência Lusa teve acesso, os técnicos salientam ainda que a receita fiscal e contributiva prevista no orçamento "encontra-se aquém do esperado", lembrando que a recessão mais profunda que o esperado no final do ano passado acabou por ter efeitos na receita arrecadada nos primeiros três meses do ano.

Assim, a UTAO diz que no orçamento retificativo que será conhecido esta sexta-feira deverá estar incluída uma atualização das previsões para a receita fiscal compatível com a maior recessão esperada.

Os técnicos independentes lembram também que a despesa nos primeiros quatro meses do ano, em contabilidade pública (fluxos de caixa como apresentados na síntese de execução orçamental mensal), com subsídios de desemprego e apoio ao emprego já superavam o aumento previsto para a totalidade do ano.

O aumento da despesa nestes primeiros quatro meses ascendia já a 118,7 milhões de euros em comparação com o mesmo período de 2012.

Este aumento continua a acontecer mesmo com uma descida no valor médio mensal pago por subsídios de desemprego, para os 488 euros. Isto acontece porque o número de beneficiários continua a aumentar, num ano em que se espera que a taxa de desemprego possa chegar perto dos 19% em termos trimestrais.

NM // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.