Barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, envolvida em investigações à brasileira Odebrecht

Barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, envolvida em investigações à brasileira Odebrecht
| Norte
Porto Canal (LYF)

A construção da barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, uma obra do grupo EDP integrada no Plano Nacional de Barragens, está na lista de pagamentos de alegados subornos apreendidos a uma funcionária da Odebrecht, organização global brasileira de capital fechado.

Segundo o jornal brasileiro O Globo, “os nomes das duas obras (Baixo Sabor, em Portugal, e Villa Costa Verde Callao, no Peru) constam da lista de pagamentos apreendida a Maria Lúcia Tavares, que trabalhava no departamento de Operações Estruturadas da Odebrecht.

Relativamente ao Baixo Sabor, os pagamentos envolverão seis débitos na conta Paulistina que, segundo a mesma funcionária, era utilizada para pagamentos em dinheiro.

O mesmo jornal brasileiro refere ainda que “as investigações da hidroeléctrica do Baixo Sabor estão relacionadas à actuação do ex-primeiro ministro José Sócrates.”
Esta obra da Odebrecht faz parte do Plano Nacional de Barragens e foi aprovado pelo Governo de José Sócrates, em 2007.

A barragem que conta com um investimento de mais de 600 milhões de euros encontra-se em fase de testes.

Advogados de José Sócrates negam o seu envolvimento na construção da barragem do Baixo Sabor

Os advogados de José Sócrates negam o envolvimento do ex-Primeiro Ministro e dizem que a construção da barragem do Baixo Sabor não fez parte do Plano Nacional de Barragens e que a decisão que envolveu a sua construção não foi tomada pelo Governo liderado por José Sócrates.

Através de comunicado, os advogados de José Sócrates defenderam que a decisão governamental que viabilizou a construção foi tomada durante o Governo de Durão Barroso.

O esclarecimento surgiu depois do envolvimento da construção da barragem de Trás-os-Montes na investigação Lava Jato, no Brasil, na qual José Sócrates estaria alegadamente envolvido.

Os advogados do arguido na Operação Marquês, explicaram ainda que a construção da barragem foi da responsabilidade apenas da EDP.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.