Tartarugas verdes deixam de ser espécie em perigo e passam a ameaçada nos EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 05 abr (Lusa) -- As tartarugas verdes do estado norte-americano da Florida e da costa mexicana do Pacífico, há muito consideradas uma espécie "em perigo de extinção", vão ser colocadas na categoria de "espécie ameaçada", anunciaram hoje as autoridades federais norte-americanas.

"Medidas de proteção bem-sucedidas, bem como os esforços de gestão feitos na Florida e ao longo da costa mexicana do Pacífico são um modelo para a aplicação de estratégias de salvaguarda de outras populações de tartarugas verdes no mundo", disse em comunicado Eileen Sobeck, subdiretora da Agência Oceânica e Atmosférica Norte-Americana (NOAA), encarregada das pescas.

Além disso, a NOAA e o Serviço de Pescas e da Vida Selvagem (US Fish and Wildlife Service -- USFWS) vão dividir as tartarugas verdes 'Chelonia Mydas' em 11 populações distintas no mundo, o que permitirá melhor adaptar os esforços de conservação em função das respetivas necessidades de proteção.

Três dessas populações serão reclassificadas como estando "em perigo" e as restantes oito como "ameaçadas", entre as quais as duas da Florida e do México.

As tartarugas verdes estavam classificadas em todo o planeta como espécie ameaçada, à exceção das populações reprodutoras - consideradas em perigo de desaparecer -, e isto, desde 1978, no âmbito da lei norte-americana sobre a proteção das espécies.

Todas essas medidas "vão ajudar-nos a proteger e a preservar mais eficazmente as tartarugas verdes e poderemos assim alcançar o nosso objetivo de salvaguarda da espécie", sublinhou Eileen Sobeck.

Os resultados obtidos na Florida e no México coroam anos de esforços coordenados, entre os quais a proteção dos seus locais de nidificação nas praias, a redução das capturas acidentais em redes de pesca e a proibição de as perseguir e destruir os ovos. Mas tais ameaças subsistem em todo o mundo, alertam a NOAA e o USFWS.

A rápida subida do nível dos mares, resultante do aquecimento global, ameaça também um habitat essencial para as tartarugas verdes que nidificam nas praias.

A decisão das autoridades federais será enviada às diversas partes intervenientes do setor público durante 90 dias antes de entrar em vigor.

As tartarugas verdes vivem nas áreas costeiras de mais de 140 países, segundo a NOAA: No oeste do Atlântico e no Golfo do México, encontram-se do estado do Texas, no sul do país, até ao Massachusetts (nordeste), passando pelas Virgin Islands norte-americanas e por Porto Rico.

ANC // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.