Casal de Lousada deixa a psicologia e o estilismo para produzir doces tradicionais

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lousada, Porto, 05 abr (Lusa) - Uma estilista e um psicólogo abandonaram as profissões para se dedicaram, em Lousada, à preparação de licores, compotas, geleias e bolachas artesanais, que já exportam para Inglaterra e Dinamarca.

Ana Ribeiro, de 35 anos, e o marido, de 45, dedicam-se, a tempo inteiro, a cultivar frutas que usam nas doces iguarias que confecionam.

Há cinco anos, o casal herdou a Quinta do Souto, em Lodares, Lousada.

Sem projetos para o espaço e sem saberem o que fazer com a fruta produzida na quinta, Ana e o marido começaram a fazer produtos artesanais, aliados a produtos exóticos.

"O meu marido foi criado no Japão e veio com uma ideia diferente que aplica a cada receita que produz", contou à Lusa Ana Ribeiro, não escondendo a felicidade e prazer que a atividade lhe proporciona.

Ana e o marido começaram por participar em pequenas feiras realizadas em Lousada. Face ao sucesso imediato, o salto para os eventos de dimensão nacional ocorreu de forma natural e até proporcionou ao casal a oportunidade de exportar os seus produtos.

"A participação em várias feiras nacionais faz com que as empresas procurem os pequenos produtores e, em conjunto, fazemos a exportação. Nós produzimos e eles comercializam, ficámos todos a ganhar", adiantou Ana Ribeiro.

Ladeada de chocolates e licores, com a simpatia que usa para cativar os clientes, Ana Ribeiro admitiu à Lusa que o segredo dos produtos está nas mãos do marido.

"As receitas são inventadas por nós, sobretudo pelo meu marido, como é o caso do Licor de Amor, o único em Portugal feito com cerveja preta artesanal e canela", assinalou, orgulhosa.

A empresa que gerem exporta desde finais de 2015 para a Inglaterra e para a Dinamarca, mas o objetivo, diz Ana Ribeiro, é expandir o negócio, mantendo o comércio tradicional.

"O futuro é para continuar a crescer e desenvolver o negócio, com a exportação, não deixando o comércio tradicional, que me dá muito prazer", vincou.

Na quinta, onde tudo é feito de forma artesanal, o casal conta com a ajuda dos caseiros e de alguns colaboradores.

"A minha formação como estilista ajuda a criar uma imagem mais atrativa e bonita para as embalagens dos nossos produtos", observou Ana Ribeiro.

Os produtos de eleição do casal empreendedor são o Licor de Amor e a Geleia de Chocolate.

"São produtos procurados por pessoas de todas as idades", gracejou.

Ana Ribeiro deixou um incentivo às pessoas no sentido do empreendedorismo.

"Não desistam. Muitas vezes é preciso estar disposto a novos desafios e é isso que muitas vezes nos realiza", defendeu.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Já há cinco praias no Norte com vigilância fora de época. Federação estende apelo a todo o país

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores insiste para que a vigilância nas praias se estenda para além da época balnear, em todo o país.

Buscas por jovem de 19 anos desaparecido no mar em Ílhavo retomadas apenas por terra

As buscas para encontrar o jovem que desapareceu no domingo no mar da praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro, prosseguem hoje, mas apenas por terra, informou fonte da Capitania do Porto de Aveiro.