Saída de Mário Santos é "perda para o desporto nacional" - presidente do COP

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 ou (Lusa) -- O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, classificou hoje a saída de Mário Santos do dirigismo como "uma perda para a canoagem, para o desporto nacional e também para o movimento olímpico".

"Lamento que um dirigente com o perfil e as competências já demonstradas pelo Mário Santos seja obrigado a suspender toda a atividade de dirigismo desportivo por razões de ordem pessoal e profissional. Não somos um país suficientemente rico em recursos humanos para poder prescindir dos que têm qualidade e competência como ficou demonstrado nos seus anos de gestão desportiva", disse o presidente do COP à agência Lusa.

José Manuel Constantino pede a "compreensão do país" por esta decisão e garante que a Mário Santos sobrará "dor" por deixar a presidência da federação de canoagem, a vice-presidência do COP e a chefia de missão portuguesa ao Rio2016, por "incompatibilidade das exigências crescentes" com a sua "vida pessoal e profissional".

"Imagino a dor que deve ser para ele afastar-se de uma situação que ele tanto gosta e tem tido grande sucesso. Não deve estar a passar momento fácil, mas há valores que não pode prescindir: da sua família, filhos, mulher, sua profissão e ele próprio. Vê-se na contingência de ter de abandonar - espero que por pouco tempo -- a atividade que vinha desenvolvendo com tanto sucesso", reforçou.

José Manuel Constantino assume "sentimento de perda, nostalgia, tristeza, por não ter sido possível encontrar solução diferente para os problemas que ele está a viver e que o país deve compreender".

"Perco um companheiro que foi das pessoas que mais se mobilizou no sentido de eu exercer as atuais funções. É um jovem que está no início da carreira profissional e que vive essencialmente do seu trabalho. Não tendo bens próprios -- que é o que se passa com a generalidade dos dirigentes desportivos -- tem que trabalhar. Para sustento do próprio e da família", vincou, recordando os seus "três filhos".

José Manuel Constantino diz que proximamente Mário Santos, juntamente com a Comissão Executiva, encontrarão a "melhor solução" para coordenar as representações internacionais do COP, principalmente a Chefia de Missão ao Rio2016.

RBA // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.