Acordo com subconcessionária Transmontana beneficia Estado em 98 ME

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 mai (Lusa) - A comissão de negociação dos contratos das PPP chegou a acordo com a subconcessionária a Auto-Estradas XXI Transmontana representando para o Estado um benefício de 98 milhões de euros, adiantou hoje o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro.

"Temos um pacote de 81 milhões de euros de redução de custo e de 17 milhões de euros de acréscimos de receita [pagos pela subconcessionária este ano à Estradas de Portugal], 98 milhões de euros no global de benefício para o parceiro público", avançou Sérgio Monteiro, referindo-se ao acordo alcançado com a primeira subconcessionária.

O governante detalhou que "foi possível" com o acordo "conseguir uma redução dos pagamentos para os anos futuros de 81 milhões de euros" por via da redução das taxas de rentabilidade e da redução da manutenção corrente e das grandes reparações, "havendo ainda um pagamento a efetuar em 2013 pela subconcessionária à Estradas de Portugal de 17 milhões de euros".

"Foi possível encontrar soluções ao nível da construção que pouparam dinheiro no valor global da obra. A obra é feita mais barata", explicou.

JMG // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.