PS reclamou "vitória histórica" no distrito de Vila Real

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 07 out (Lusa) -- O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real reclamou hoje uma "vitória histórica" no distrito transmontano, onde, pela primeira vez, se tornou no partido maioritário ao ganhar oito das 14 câmaras municipais.

Rui Santos, recém-eleito presidente da Câmara de Vila Real, fez hoje, em conferência de imprensa, um balanço das eleições autárquicas no distrito de Vila Real, cujos resultados afirmou que "foram históricos" para o PS.

"Foi um resultado extraordinário num distrito sociologicamente marcado à direita", salientou.

Nas autárquicas de 29 de setembro, os socialistas ganharam, pela primeira vez, a Câmara de Vila Real e ainda recuperaram a de Ribeira de Pena, perdendo, no entanto, o município de Alijó para o PSD.

O presidente da federação assumiu responsabilidade na perda desta autarquia, referindo que as diretas para a escolha do candidato provocaram "fraturas internas" que não se conseguiram corrigir. Neste concelho, o vice-presidente do executivo, eleito em 2009 pelo PS, integrou uma candidatura independente.

O responsável referiu ainda que será agora a concelhia local a decidir o que fazer com os "militantes dissidentes".

A vitória socialista no distrito transmontano deve-se, na opinião de Rui Santos, a "um grande trabalho feito a nível local", a que se juntaram, também, "fatores nacionais", como o descontentamento generalizado contra o Governo de Pedro Passos Coelho.

Rui Santos referiu que quando assumiu a distrital do PS, em 2006, os socialistas geriam apenas quatro das 14 autarquias do distrito transmontano. Em 2003, o saldo passou a ser positivo para os socialistas, que conseguiu 42 mandatos em todo este território, contra os 37 conquistados pelo PSD.

O PS ganhou a Câmara de Vila Real, conquistando cinco dos nove mandatos atribuídos. Rui Santos deverá tomar posse no final da próxima semana.

Neste concelho, a freguesia de Nogueira/Ermida repete as eleições no domingo devido a um empate entre PS e PSD para a Junta de Freguesia.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.