Investigadores do Porto e do Minho recebem Prémio Grünenthal Dor

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 07 out (Lusa) -- Investigadores das universidades do Porto e do Minho recebem dia 18, no Porto, o Prémio Grünenthal Dor, o galardão de mais alto valor distribuído em Portugal no âmbito da investigação da dor, foi hoje divulgado.

Estes prémios contemplam um valor pecuniário total de 15 mil euros, igualmente distribuídos pelo Prémio de Investigação Básica e pelo Prémio de Investigação Clínica.

O Prémio de Investigação Básica, avaliado em 7.500 euros, foi atribuído ao trabalho "Hipoalgesia congénita provoca diminuição da ansiedade e melhoria da aprendizagem", da autoria de Clara Monteiro, Hélder Cruz, Mariana Matos, Margarida Dourado, Deolinda Lima e Vasco Galhardo, da Faculdade de Medicina do Porto e do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC).

"Com esta investigação descobrimos que uma experiência de vida com reduzidos níveis de dor pode ter efeitos comportamentais benéficos", explicou Clara Monteiro, investigadora principal do trabalho vencedor na categoria de Investigação Básica.

Segundo a investigadora, "no futuro, este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão dos efeitos das patologias dolorosas sobre o equilíbrio funcional do cérebro".

O galardão do Prémio de Investigação Clínica, também de 7.500 euros, foi atribuído ao trabalho "Preditores pré e pós-cirúrgicos da administração de analgesia de resgate após histerectomia", da autoria de Patrícia Pinto, Vera Soares e Armando Almeida, da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.

"Esta investigação teve como objetivo identificar que fatores pré e pós-cirúrgicos clínicos e intrínsecos às pacientes, para além da intensidade de dor pós-cirúrgica, podem influenciar a decisão dos profissionais de saúde em administrar analgésicos de resgate 48 horas após a realização de uma histerectomia (retirada do útero)", referiu a investigadora Patrícia Pinto.

A Fundação Grünenthal é uma entidade sem fins lucrativos que visa a investigação e a cultura científica na área das ciências médicas, em particular no âmbito da dor e respetivo tratamento.

A cerimónia de entrega dos prémios irá decorrer no dia 18 de outubro, no Hotel Ipanema Porto, no âmbito do 4.º Congresso Interdisciplinar de Dor promovido pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.