PS pede explicações ao Governo sobre cortes nas pensões de viuvez

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 out (Lusa) -- O deputado do PS Pedro Marques pediu hoje explicações ao Governo sobre cortes previstos nas pensões de viuvez em 2014, considerando a medida "inaceitável" e "de enorme indignidade".

"Há uma necessidade de explicação por parte do Governo, porque o primeiro-ministro nada referiu sobre esta matéria no debate quinzenal e o vice primeiro-ministro, na conferência de imprensa da passada quinta-feira, até disse que não havia novas medidas de austeridade e falou no fim da TSU dos pensionistas", disse à agência Lusa Pedro Marques.

O deputado socialista e ex-secretário de Estado da Segurança Social reagia à notícia hoje avançada pela TSF, que dá conta de cortes, a partir de janeiro, nas pensões de sobrevivência, prestação atribuída a viúvos e viúvas.

Segundo a TSF, esta medida foi assumida pelo Governo durante as oitava e nona avaliações do programa de ajustamento com o objetivo de poupar 100 milhões de euros.

O socialista afirmou que esta proposta "é imoral do ponto de vista social", considerando "inaceitável a falta de verdade e de clareza do Governo".

"É profundamente errado que o Governo, em particular Paulo Portas, tenha escondido esta medida dos portugueses quando disse que ia acabar com a TSU dos pensionistas", disse, adiantando que "afinal a TSU sobreviveu para os viúvos e viúvas".

Para o ex-secretário de Estado da Segurança Social, é de "uma enorme indignidade" o Governo querer cortar nas pensões.

A Lusa contactou o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social que, até ao momento, não prestou esclarecimentos.

CMP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.