Morreu jovem portuguesa de origem angolana presa no Nepal por tráfico de droga

Morreu jovem portuguesa de origem angolana presa no Nepal por tráfico de droga
| País
Porto Canal

A jovem portuguesa de origem angolana Dulcineia Fernandes, detida em maio de 2010 no aeroporto de Katmandu, Nepal, com 317 gramas de heroína, morreu no sábado na prisão onde cumpria 16 anos de cadeia, disse hoje fonte diplomática.

Em declarações à agência Lusa, o cônsul de Portugal em Macau, Vítor Sereno, garantiu que a diplomacia portuguesa, através de Macau, Índia e o cônsul honorário do Nepal, "está em cooperação a encetar todos os esforços para que o corpo da jovem seja transladado para Macau", onde residia antes de ser detida.

Dulcineia Fernandes era natural de Luanda, mas vivia em Macau desde pequena, onde se naturalizou portuguesa, e está casada com um cidadão nigeriano que as autoridades de Macau expulsaram do território, impedindo a sua entrada por dez anos.(corrige no primeiro parágrafo a data da detenção, que aconteceu em maio de 2010 e não em maio de 2007)

Além de problemas mentais sublinhados em relatórios médicos, a portuguesa tinha outros problemas de saúde que os advogados sempre referenciaram como potenciais perigos para a sua sobrevivência caso não recebesse tratamentos adequados.

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.