Suspensas buscas para encontrar corpos do naufrágio de Lampedusa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lampedusa, Itália, 05 out (Lusa) - As ações de busca para encontrar os corpos ainda desaparecidos no naufrágio em Lampedusa, Itália, estão hoje suspensas devido ao mar agitado.

Na quinta-feira, uma embarcação proveniente da Líbia e que transportava 450 a 500 imigrantes clandestinos da Somália e da Eritreia, naufragou e o número de mortos poderá ultrapassar os 300.

Somente 155 pessoas foram salvas e foram recuperados 111 cadáveres.

As buscas dos cadáveres "estão suspensas", devido às condições no mar e ao vento forte, disse à AFP um responsável da polícia, Leonardo Ricci.

"É uma obrigação jurídica e moral recuperar todos os corpos. Centenas de famílias esperam notícias" dos seus familiares, salientou Leonardo Ricci.

Os destroços foram localizados e as primeiras aproximações revelaram cenas chocantes: "é um horror, com dezenas de corpos, podem ser centenas. Estão empilhados uns sobre os outros", testemunhou à agência Ansa Rocco Canell, um mergulhador de uma escola privada.

A Força Aérea Portuguesa anunciou a sua participação nas ações de vigilância das proximidades da ilha de Lampedusa com uma aeronave C-295M que viaja para o sul de Itália hoje.

A ajuda corresponde a um pedido da FRONTEX - Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia --, que solicitou à Força Aérea Portuguesa o apoio à vigilância dessa área.

EA (JOP) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.