Seguro pede consequência nas palavras de Cavaco Silva e demissão de Rui Machete

Seguro pede consequência nas palavras de Cavaco Silva e demissão de Rui Machete
| Política
Porto Canal

O secretário-geral do PS, António José Seguro, pediu hoje que as palavras do Presidente da República tenham como consequência a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, reforçando que ninguém está acima da lei.

Na sessão comemorativa do 5 de Outubro, que decorreu esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu que é imperioso manter a coesão da República e a confiança dos portugueses nas instituições, advertindo que ninguém está acima da lei.

"O Presidente da República disse e bem que ninguém pode estar acima da lei. Pois bem: ninguém pode estar em cima da lei, a começar pelos ministros da República", considerou o secretário-geral do PS.

No final das celebrações do 5 de Outubro, na Praça do Município, António José Seguro voltou a apelar ao Presidente da República para que "não fique de braços cruzados" e para que "exija ao primeiro-ministro a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros", Rui Machete.

Para o secretário-geral do PS, depois de se terem enaltecido valores republicanos, como a ética e a integridade, nas comemorações do 103.º aniversário da implementação da República, as palavras "têm de ter consequência".

"A consequência neste caso é defender princípios basilares de uma democracia e de um estado de direito democrático", como a separação de poderes e autonomia na investigação criminal, que considerou não terem sido seguidos por Rui Machete.

Anteriormente, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho tinha já desvalorizado as declarações de Rui Machete, considerando aos jornalistas que "foi menos feliz", uma posição da qual António José Seguro discordou.

"Não se trata de uma expressão infeliz. Trata-se de uma afirmação que viola gravemente o princípio da separação dos poderes e a autonomia da investigação criminal em Portugal", reafirmou.

"E não há desculpas, não tentem tapar o sol com a peneira. Nestas matérias o Estado tem de dar o exemplo. Caso contrário é isto que mina a relação entre os portugueses e a política", acrescentou.

Numa declaração enviada à agência Lusa na madrugada de hoje, António José Seguro já tinha pedido a demissão de Rui Machete. Em causa está um pedido de desculpas do ministro dos Negócios Estrangeiros a Angola por investigações do Ministério Público português a dirigentes angolanos.

Machete disse, em meados de setembro, à Rádio Nacional de Angola que as investigações não eram mais do que burocracias e formulários referentes a negócios de figuras do regime angolano em Portugal, baseando-se num comunicado do Departamento Central de Investigação Criminal (DCIAP) de 2012.

Hoje, a imprensa adianta que Procuradoria-Geral da República desmentiu Rui Machete e que a investigação a cidadãos angolanos continua.

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.