Paulo Portas vai propor que Congresso do CDS-PP se realize a 11 e 12 de janeiro

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 out (Lusa) - O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, vai propor ao Conselho Nacional que o próximo Congresso do partido se realize a 11 e 12 de janeiro, confirmou à Lusa fonte da direção democrata-cristã.

A notícia foi avançada hoje pelo semanário Expresso.

O CDS-PP reúne no dia 11 de outubro o Conselho Nacional para analisar os resultados das eleições autárquicas e marcar o XXV Congresso do partido, que chegou a estar agendado para julho, mas foi desconvocado durante a crise no Governo.

Após a demissão do Governo do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e presidente do CDS-PP Paulo Portas, abriu-se uma crise no executivo que levou os democratas-cristãos a desmarcarem o Congresso que tinham marcado para os dias 06 e 07 de julho na Póvoa de Varzim, passando a estar previsto para 20 e 21 de julho, mas, com o arrastar da crise, acabou por ser desconvocado.

Paulo Portas acabou por não sair do Governo, tendo negociado com o primeiro-ministro uma proposta de Governo, em que passaria a ser vice-primeiro-ministro.

O XXV Congresso centrista será eletivo da liderança, na sequência de uma alteração estatutária aprovada na última reunião magna do partido.

O PSD, parceiro de coligação do CDS no Governo, vai realizar eleições diretas para a liderança do partido em janeiro e o Congresso em fevereiro.

SMA (ACL) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.