PCP/Porto destaca "importante vitória" da CDU no distrito

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 out (Lusa) -- A Direção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP enalteceu hoje o "resultado de grande significado" alcançado pela CDU no distrito nas eleições autárquicas, destacando ter sido "a única força política que cresceu em número de votos".

A CDU "alcança no distrito do Porto um resultado de grande significado, sendo a única força política que cresce em número de votos e em número de eleitos para os três órgãos" autárquicos, refere, em comunicado, a DORP.

No distrito, comparando com os resultados alcançados nas autárquicas de 2009, a CDU obteve "mais 6.500 votos e mais quatro vereadores nas câmaras municipais", passou de "19 para 30 eleitos" nas assembleias municipais e obteve mais 9.600 votos, passando de 77 para 102 mandatos, nas assembleias de freguesias.

A DORP afirma que "a eleição de cinco vereadores, mais 11 membros nas assembleias municipais e mais 25 membros de assembleias de freguesia traduz um claro reconhecimento da intervenção da CDU nas autarquias".

A eleição de vereadores no Porto, Matosinhos, Gondomar, Valongo e Maia (concelhos da Área Metropolitana do Porto), bem como a recuperação de representação municipal na Trofa e as vitórias alcançadas na freguesia de Parada de Todeia (Paredes) e na união de freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova (Gondomar), "consagram a CDU como uma força que conta no poder local da região", acrescenta a DORP.

Para os comunistas, a não eleição de um vereador em Gaia, bem como a perda de eleitos municipais em Amarante e Lousada e a não conquista da União de freguesias da Livração (Marco de Canaveses) "não coloca em causa a importância do resultado obtido no distrito ou em cada um destes concelhos".

"Cada posição agora conquistada, cada um dos quase 200 mandatos alcançados pela CDU no distrito, constituirão elementos promotores de mais trabalho, intervenção e inteira entrega na defesa dos interesses das populações, na promoção das condições de vida local e na luta por um Portugal mais justo e desenvolvido", frisam os comunistas.

A DORP afirma também que a "expressiva derrota que o PSD e o CDS tiveram no país foi igualmente significativa na região", tendo em conta que "os partidos que sustentam o Governo perderam cerca de 150 mil votos e dez vereadores nas câmaras municipais", lembrando que o PS, "que canta vitória também no distrito", teve uma redução superior a 22 mil votos para as câmaras".

"Regista-se ainda uma nova erosão eleitoral do Bloco de Esquerda", destacam os comunistas, para quem os números de votos na CDU falam por si, desmentindo "a ideia difundida de que 'os partidos são todos iguais'".

Quanto aos independentes eleitos e destacando as câmaras do Porto e em Matosinhos, a CDU considera que estas duas vitórias "não podem ser analisadas sem ter em consideração os interesses económicos que lhe estão associados e que realmente representam".

"Tanto nestes dois casos, como noutros verificados no distrito, quem ganhou não foram os cidadãos nem os interesses das populações, mas sim as listas apoiadas e comprometidas com grupos económicos, banqueiros e interesses distintos dos interesses das populações que os elegeram", sustenta a DORP.

No comunicado, os comunistas do Porto prometem ainda "intensificar a luta dos trabalhadores e da população" da região contra "a continuada degradação da situação económica e social" e contra o "aprofundamento da crise política e institucional", reafirmando que é "não só urgente como indispensável a demissão do Governo e a realização de eleições [legislativas] antecipadas".

JAP // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.