Belga Ibrahim El Bakraoui foi deportado para Holanda em Julho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Haia, 24 mar (Lusa) -- Um dos três bombistas do aeroporto de Bruxelas, o belga Ibrahim El Bakraoui, foi deportado para a Holanda pela Turquia em julho, confirmou hoje o Ministério da Justiça holandês.

"As autoridades turcas exigiram que Ibrahim El Bakraoui saísse do seu território e, portanto, organizaram um voo de Istambul para Amesterdão a 14 de julho de 2015", referiu o ministro da Justiça, Ard van der Steur, numa carta enviada ao parlamento.

As autoridades turcas alertaram Haia, numa nota depositada num portal eletrónico, mas esta "não tinha absolutamente nenhuma informação ou esclarecimento" sobre a deportação, acrescentou o ministro.

Uma nota semelhante foi enviada às autoridades belgas, assegurou o ministro, ressalvando que, ao "contrário do usual, não houve nenhum contacto direto entre os serviços da polícia".

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou na quarta-feira a Bélgica de não ser "capaz de identificar" as ligações entre Ibrahim El Bakraoui e as organizações terroristas.

Ibrahim El Bakraoui foi formalmente identificado pelas autoridades belgas como um dos dois suicidas que se fizeram explodir no aeroporto da capital belga.

A Turquia tem acusado os países ocidentais de ignorar repetidamente as suas advertências sobre pessoas que expulsa ou marca.

Em 2015, houve 40 notificações das autoridades turcas para a polícia holandesa sobre expulsões, acompanhados de explicações, quando há suspeitas de radicalização ou terrorismo.

Os europeus criticam a falta de cooperação da Turquia na identificação de elementos radicalizados ou suspeitos de juntarem ao grupo extremista Estado Islâmico, através do seu território.

Na terça-feira, dois atentados em Bruxelas, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, provocaram mais de 30 mortos e 300 feridos.

MSE // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.