Ministros europeus acordam "necessidade absoluta" de reforçar troca de informações

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 24 mar (Lusa) - A ministra da Administração Interna (MAI) declarou hoje que a reunião de ministros europeus tida em Bruxelas após os atentados de terça-feira resultou na "necessidade absoluta" assumida por todos de haver um reforço na "troca de informações" sobre possíveis suspeitos.

"A ideia principal que saiu deste Conselho é a necessidade absoluta que temos de implementar e reforçar a partilha e a troca de informações", advogou Constança Urbano de Sousa, que falava na capital belga após uma reunião de perto de três horas tida entre os ministros da Justiça e da Administração Interna da União Europeia.

O Governo português esteve representado por Constança Urbano de Sousa e pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que apresentaram junto do ministro do Interior belga as "condolências, solidariedade e total cooperação" de Portugal neste "momento difícil" para a Bélgica.

A livre circulação das pessoas a respetiva defesa da segurança dos cidadãos foram elementos descritos pela MAI como "pilares estruturais" que têm de continuar a ser defendidos: "É imperioso que o façamos", assinalou.

Os governantes estiveram reunidos hoje de emergência, em Bruxelas, na sequência dos atentados de terça-feira na capital da Bélgica.

Após os atentados em Bruxelas, que provocaram pelo menos 31 mortos e 300 feridos, a presidência semestral holandesa da União Europeia anunciou a realização de uma reunião dos "ministros da Justiça e Administração Interna e representantes das instituições da UE".

Este conselho extraordinário de Justiça e Assuntos Internos teve como ponto de agenda a adoção de uma declaração conjunta de "clara condenação dos atentados terroristas" de Bruxelas.

PPF/PL // EL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.