Irlandeses rejeitaram abolição do Senado em referendo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Dublin, 05 out (Lusa) -- A Irlanda rejeitou hoje em referendo o plano do Governo para eliminar o Senado, a câmara alta do parlamento, de acordo com a informação avançada pela agência France Presse.

Os resultados finais do referendo mostraram que 51,7% dos eleitores votaram a favor da manutenção do Senado, enquanto 48,3% apoiaram a controversa proposta do primeiro-ministro, Enda Kenny, numa derrota embaraçosa para o governo de coligação entre conservadores e trabalhistas.

Pouco mais de três milhões de irlandeses puderam exercer o direito de voto na sexta-feira, nos 43 círculos eleitorais que constituem o mapa eleitoral, mas a contagem dos votos aconteceu apenas hoje.

Os partidários do "sim" no referendo defendiam que a abolição do Senado, de 60 membros e cujo custo anual ascende a 20 milhões de euros, é uma necessidade em tempos de crise e coincidiam com a opinião do governo de que se trata de um órgão irrelevante, elitista e antiquado para a política de um país com pouco mais de 4,6 milhões de pessoas.

Criado em 1937 na sua forma atual, o Senado tem poderes para efetuar recomendações sobre um projeto de lei e, ainda que não possa bloqueá-lo, pode atrasar o processo de legislação até três meses.

IM (JCS)// SMA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.