Cerca de 100 pessoas prestaram homenagem aos bombeiros numa marcha em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 out (Lusa) -- Cerca de uma centena de pessoas prestaram hoje à tarde, em Lisboa, uma homenagem aos bombeiros voluntários e aos que morreram a combater as chamas nos incêndios florestais.

Organizada por um grupo de cidadãos civis, na marcha participara bombeiros da Amora, Pontinha, Carnaxide, Carcavelos, Viana do Castelo, Vidigueira e Fronteira.

A marcha, que contou também com a presença das fanfarras dos bombeiros da Amora e da Pontinha, decorreu entre o Marquês de Pombal e a Assembleia da República.

Vitor Neves, um dos organizadores da iniciativa, disse à agência Lusa que foi decidido fazer uma homenagem aos bombeiros em agosto, quando o país estava a ser devastado pelas chamas, e que provocou a morte a oito bombeiros.

"É uma homenagem merecida. Nunca ninguém tinha feito uma iniciativa idêntica", afirmou, adiantando que o trabalho dos bombeiros voluntários "não é reconhecido pelo Governo".

A organização lamentou a fraca a adesão, considerando que os bombeiros apenas são falados na altura dos incêndios.

Também presente na iniciativa, o presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP), Fernando Curto, disse à agência Lusa que esta é uma "homenagem mais do que merecida", mas lamentou que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não estivesse presente.

"Esta iniciativa devia ser apoiada pela LBP, que devia estar presente, uma vez que é a organização que assume publicamente que defende os interesses dos bombeiros", afirmou Fernando Curto.

A organização explicou que a LBP, que hoje tem o seu conselho nacional reunido em Campo Maior, "apoia e saúda a iniciativa", mas "só está presente em iniciativas que organiza", tendo sido essa a justificação para não participar na iniciativa.

CMP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.