Ajudas directas aos agricultores vão ser pagas em Outubro afirma Governo

Ajudas directas aos agricultores vão ser pagas em Outubro afirma Governo
| Política
Porto Canal / Agências

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, anunciou hoje que as ajudas diretas aos agricultores, no valor de 320 milhões de euros, vão ser pagas em outubro.

"Os pagamentos diretos aos agricultores decorrentes da PAC - Política Agrícola Comum - vão ser pagos todos em outubro. Nós conseguimos antecipar o pagamento único aos agricultores", disse hoje à agência Lusa José Diogo Albuquerque, após uma visita a uma queijaria tradicional do concelho de Gouveia.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, normalmente os valores das ajudas do RPU - Regime de Pagamento Único, eram transferidos pela Comissão Europeia em dezembro, mas o Governo de Portugal conseguiu "ter autorização para pagar em outubro".

Essa possibilidade aconteceu na medida em que os controlos, que teriam que ser feitos até 15 de outubro, já foram realizados, explicou.

"O Estado já não se atrasa mais com os controlos. Aquilo que se passava no passado acabou. Nós pagamos a tempo e a horas, que é a nossa função", disse o governante.

José Diogo Albuquerque assumiu que o trabalho realizado pelas várias entidades envolvidas no processo garante que "Portugal está hoje capaz de antecipar os pagamentos aos agricultores".

Lembrou que a antecipação dos apoios comunitários é "importante" porque "permite injetar liquidez financeira no setor" agrícola nacional.

O governante também anunciou que Portugal assegurou que o programa de reconversão das vinhas VITIS "vai ser executado a 100% e não há devolução de verbas à Comissão Europeia".

"Estamos a falar de um envelope à volta de 63 milhões de euros de apoios comunitários, que Portugal tem no apoio ao setor do vinho", explicou o secretário de Estado da Agricultura.

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.