Quase mil funcionários públicos pediram rescisão - 255 já tiveram resposta favorável

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 out (Lusa) - Quase mil funcionários públicos pediram a rescisão contratual por mútuo acordo em setembro e, destes, 255 já obtiveram despacho favorável da respetiva tutela, foi hoje divulgado pelo Ministério das Finanças (MF).

De acordo com um comunicado do MF sobre a adesão ao Programa de Rescisões por Mútuo Acordo na função pública, foram recebidos 965 pedidos de rescisão por mútuo acordo desde o início do Programa, a 01 de setembro, e até quinta-feira.

Do total de pedidos, 255 já obtiveram despacho favorável para rescisão pela respetiva tutela e os restantes estão em fase de tramitação processual.

O número de pedidos de rescisão manteve-se constante ao longo do primeiro mês do programa, rondando os 40 pedidos por dia.

Ao longo do mês de setembro foram feitas sessões de esclarecimento por todo o país, a que assistiram cerca de 1.200 trabalhadores.

Foram recebidas mais de 4.000 chamadas telefónicas de trabalhadores na linha de apoio criada para este fim e foram efetuadas mais de 230.000 visitas ao respetivo website.

O número de acessos ao simulador para cálculo da indemnização a receber pela rescisão ultrapassou os 88.000.

O Programa de Rescisões por Mútuo Acordo no Estado termina a 30 novembro e deverá abranger 15 mil trabalhadores das carreiras de assistente técnico e assistente operacional.

As indemnizações, que variam, de forma inversamente proporcional à idade, entre um salário e um salário e meio por cada ano de serviço, só serão pagas em janeiro.

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.