Governo espanhol aprova hoje aumento da velocidade em autoestradas para 130 km/h

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 04 out (Lusa) - O Governo espanhol aprova hoje o projeto de lei de reforma da Lei de Tráfico e Segurança Viária que aumentará a velocidade para 130 quilómetros por hora em alguns troços de autoestradas e aumentará as multas por alcoolemia.

O projeto prevê que a multa em caso de consumo de álcool por quem conduz aumente de 500 para 1.000 euros, na primeira de várias alterações que estarão em vigor no próximo ano.

As decisões de hoje serão remetidas ao Congresso para tramitação parlamentar e, após a sua aprovação pelas cortes, serão seguidas por um novo Regulamento de Circulação, que deverá incorporar algumas das medidas da reforma da Lei de Tráfico para estar vigente na primavera.

Detalhes da reforma deverão ser explicados hoje aos jornalistas pelo ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, que participará na conferência de imprensa habitual, ao início da tarde, depois da reunião do Conselho de Ministros.

Entre as medidas já conhecidas estão a obrigação do uso de capacete por menores que circulem em bicicleta tanto na cidade como em vias interurbanas, provas de drogas e álcool a peões que infrinjam normas de circulação e não apenas aos que sejam vítimas ou participantes num sinistro.

O texto proíbe o uso de detetores de radar e regula os sistemas de retenção infantil, que passam de um sistema de idade a um de tamanho.

A par do aumento da velocidade em alguns troços das autoestradas, a lei baixará a velocidade em algumas estradas nacionais e em algumas ruas das zonas urbanas.

ASP // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.