Irlandeses votam hoje eliminação do Senado e novo Tribunal de Recurso

| Mundo
Porto Canal / Agências

Dublin, 04 out (Lusa) -- Os centros de votação abriram hoje na República da Irlanda para um referendo sobre a eliminação do Senado e a criação de um novo Tribunal de Recurso.

Pouco mais de três milhões de irlandeses podem exercer o direito de voto nos 43 círculos eleitorais que constituem o mapa eleitoral.

As assembleias de voto estão abertas entre as 07:00 e as 22:00, hora de Lisboa.

A contagem dos votos terá início no sábado e os resultados deverão ser conhecidos durante a tarde do mesmo dia.

De acordo com as últimas sondagens, a proposta do governo de coligação entre conservadores e trabalhistas para abolir o Senado, ou Câmara Alta, conta com o apoio de 60 % dos eleitores.

Apesar de se esperar também que o eleitorado apoie a criação do novo Tribunal de Recurso, apesar do Senado ter dominado a campanha do referendo.

Os partidários do "sim" no referendo defendem que a abolição do Senado, de 60 membros e cujo custo anual ascende a 20 milhões de euros, é uma necessidade em tempos de crise e coincidem com a opinião do governo de que se trata de um órgão irrelevante, elitista e antiquado para a política de um país com pouco mais de 4,6 milhões de pessoas.

Criado em 1937 na sua forma atual, o Senado tem poderes para efetuar recomendações sobre um projeto de lei e, ainda que não possa bloqueá-lo, pode atrasar o processo de legislação até três meses.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.