Agência Atómica da ONU vai avaliar trabalhos de estabilização em Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Viena, 04 out (Lusa) -- A Agência Atómica das Nações Unidas anunciou hoje que vai enviar uma equipa de peritos entre 14 e 21 de outubro avaliar os trabalhos de estabilização da central nuclear de Fukushima, no Japão.

A central, afetada pelo sismo e tsunami que a 11 de março de 2011 assolou o nordeste do Japão, irá receber uma equipa de 16 peritos internacionais que se deslocam ao local a pedido das autoridades governamentais japonesas.

Além da verificação dos trabalhos de estabilização da central, os peritos irão reunir com as autoridades nipónicas ligadas à temática nuclear e ambiental e prestar consultadoria nas áreas necessárias, revelou a agência em comunicado.

A visita à central será efetuada entre 16 e 18 de outubro, prevendo-se a divulgação de um relatório de análise no último dia da missão.

A Tokyo Eletric Power (TEPCO), empresa gestora do complexo de Fukushima tem registado diversos problemas na estabilização da central, motivados principalmente pela fuga de água contaminada, alguma da qual altamente contaminada, para o oceano junto ao complexo.

Os problemas em Fukushima foram também hoje criticados pela Autoridade de Regulação Nuclear japonesa, cujo líder Katsuhiko Ikeda, exigiu todo o empenho da TEPCO para conter os derrames e disse que muitos dos problemas se devem a "erros grosseiros" dos técnicos que trabalham na central.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.