Regulador nuclear do Japão criticou "erros grosseiros" de técnicos de Fukushima

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 04 out (Lusa) -- A Autoridade de Regulação Nuclear japonesa (NRA, na sigla inglesa) criticou hoje os "erros grosseiros" dos técnicos da empresa gestora da central nuclear de Fukushima, depois de terem sido detetadas fugas radioativas na última semana.

"Quero que implementem uma gestão adequada, ainda que isso signifique que tenham que trazer trabalhadores de outras centrais nucleares" geridas pela Tokyo Electric Power (TEPCO), disse Katsuhiko Ikeda, presidente da entidade, ao líder da TEPCO, Naomi Hirose.

Katsuhiko Ikeda considerou que as recentes fugas de água contaminada identificadas na central, motivadas principalmente por erros humanos, mostram uma "deterioração significativa" da capacidade de gestão dos problemas, refere um despacho da agência Kyodo.

No início da semana a TEPCO revelou uma fuga de água radioativa com baixos índices de radiação de um dos tanques de armazenamento, fuga que terá sido motivada pela deficiente utilização dos mecanismos de transferência de água.

Na quinta-feira a TEPCO voltou a revelar uma fuga, desta vez de água altamente contaminada que chegou ao oceano e que terá sido provocada depois de uma deficiente calibragem de outro tanque que provocou a fuga de cerca de 430 litros de água.

Após ouvir as críticas, o presidente da TEPCO disse que a empresa quer utilizar todos os seus recursos para resolver o problema de acumulação de água contaminada na central de Fukushima, danificada em consequência do sismo e tsunami que assolou o nordeste do Japão a 11 de março de 2011.

A TEPCO está a testar um sistema desenhado pela Toshiba para descontaminar a água radioativa utilizada no arrefecimento dos reatores, sistema que, quando funcionar em pleno terá capacidade para reciclar maior volume do que é utilizado diariamente nos trabalhos de encerramento da central.

O sistema tem, contudo, registado problemas e hoje a TEPCO anunciou nova paragem na reciclagem devido a uma avaria ainda não identificada.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.