Operadora da central de Fukushima revela novo problema em sistema de tratamento da água radioactiva

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 04 out (Lusa) -- A operadora da central nuclear japonesa de Fukushima informou hoje que o novo sistema de reciclagem da água radioativa, em testes, voltou a parar devido a uma avaria não especificada.

A Tokyo Eletric Power (TEPCO) explicou que o sistema de alarme do denominado Sistema Avançado de processamento de Líquidos (ALPS) foi ativado às 06:40 locais (22:40 de quinta-feira em Lisboa) detendo imediatamente as operações.

A avaria de hoje é a segunda que leva à paragem do ALPS na última semana

A empresa não detetou, contudo, nenhuma fuga de água radioativa nas condutas do sistema.

A TEPCO testou, pela primeira vez, um dos três circuitos do ALPS entre março e junho, mas teve de suspender o processo por um problema de corrosão.

Os testes foram retomados a 27 de setembro com outro circuito, mas um problema com uma borracha de um dos tanques que entupiu a boca de drenagem voltou a parar o sistema que apenas regressou à normalidade na segunda-feira.

O sistema de reciclagem da água foi desenvolvido pela Toshiba e tem como objetivo evitar a acumulação de água contaminada na central, bem como impedir que esta chegue ao mar sem tratamento.

No seu funcionamento pleno, o sistema vai permitir tratar a água atualmente armazenada já que está preparado para reciclar maior quantidade do que a necessária diariamente para arrefecer os reatores nucleares da central danificada pelo sismo, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.