Portugal deverá receber 5,6 mil milhões de euros em Novembro

| Economia
Porto Canal

Portugal deverá receber em novembro uma nova tranche de 5,6 mil milhões de euros na sequência da nota positiva hoje dada pela 'troika' no final da oitava e nona avaliações regulares ao programa de assistência.

"A conclusão das oitava e nona avaliações poderá ter lugar em novembro, dependendo da aprovação do Ecofin e do Eurogrupo, bem como do Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI). Tal permitirá o desembolso de 5,6 mil milhões de euros (3,7 mil milhões da União Europeia (EU) e de cerca de 1,9 mil milhões do FMI) na sequência da aprovação das atuais avaliações", segundo um comunicado conjunto entretanto divulgado.

A 'troika' - Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e FMI -, deu hoje nota positiva a Portugal no âmbito da oitava e nona avaliações regulares ao cumprimento do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF).

A 'troika' chegou a Lisboa a 16 de setembro para iniciar a oitava avaliação ao programa de assistência, ao abrigo do qual Portugal vai receber no total 78 mil milhões de euros ao longo de três anos.

No final de julho, Portugal já tinha recebido 67.298 milhões de euros, o equivalente a 86,3% do total do envelope financeiro acordado, segundo o boletim mensal de agosto do IGCP, a agência que gere a dívida pública.

O programa de ajustamento económico de Portugal é apoiado por empréstimos da União Europeia, no montante de 52 mil milhões de euros, e do FMI, ao abrigo do Mecanismo Alargado de Financiamento, no montante de 26 mil milhões de euros.

A missão conjunta para a próxima avaliação do programa está prevista para novembro de 2013, concluiu o comunicado.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.