Detido por violência doméstica pela PSP/Porto ficou em prisão preventiva

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 out (Lusa) -- A PSP do Porto anunciou hoje a prisão preventiva de um homem por violência doméstica, depois de uma operação em que foram detidas 20 pessoas, seis das quais por condução sob o efeito do álcool.

Foi na quarta-feira, na rua de S. Dinis, no Porto, que, na sequência de uma denúncia, agentes do Gabinete de Atendimento e Informação a Vítimas (GAIV) e da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano da PSP detiveram um gerente comercial de 49 anos por violência doméstica, descreve a PSP em comunicado enviado à Lusa.

Depois de se deslocarem ao local onde "estaria a ocorrer um episódio de violência doméstica", a polícia verificou que o homem tinha agredido a companheira de 34 anos, que precisou de ficar internada numa unidade hospitalar.

O comunicado da PSP acrescenta que o detido foi presente junto das Autoridades Judiciárias, que lhe aplicaram a medida de coação de prisão preventiva.

O Comando da PSP do Porto alerta que desde março tem em funcionamento 24 horas por dia, todos os dias, o GAIV, "para onde são encaminhadas todas as vítimas de violência doméstica do concelho do Porto para efeitos de atendimento personalizado e especializado por equipas policiais multidisciplinares".

Com este gabinete, diz a PSP, "tem sido possível aplicar medidas processuais urgentes ao agressor e medidas de proteção às vítimas, em estreita e imediata articulação com as autoridades judiciárias e com as Instituições de Apoio à Vítima".

Na ação, levada a cabo pela PSP entre as 07:00 de quarta-feira e as 07:00 de hoje, foram ainda detidas cinco pessoas por conduzirem sem carta, quatro por mandado, duas por furto e uma por tráfico de droga.

A venda de estupefaciente foi detetada na quarta-feira, às 22:50, no bairro da Pasteleira, no Porto, onde a PSP deteve um desempregado de 26 anos que intercetou na posse de "cocaína suficiente para 27 doses individuais", refere aquela força policial no comunicado.

A PSP apreendeu também, num estabelecimento de restauração e bebidas, de Oliveira do Douro em Gaia, uma máquina de jogo de fortuna ou azar que identificou como sendo uma "roleta".

Da ação de fiscalização realizada pelas 11:30 resultou ainda a apreensão de "86 bilhetes associados ao ilícito em questão" e a identificação do proprietário do estabelecimento, refere a PSP.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.