Pelo menos 82 imigrantes mortos em naufrágio ao largo da ilha de Lampedusa

Pelo menos 82 imigrantes mortos em naufrágio ao largo da ilha de Lampedusa
| Mundo
Porto Canal / Agências

Pelo menos 82 imigrantes morreram quando um barco em que viajavam cerca de 500 pessoas naufragou ao tentar chegar à ilha italiana de Lampedusa, no sul da Sicília, informaram hoje fontes das equipas de resgate.

A governadora da ilha, Giusi Nicolini, confirmou a retirada das águas de 82 cadáveres, incluindo crianças e uma mulher grávida, e adiantou que o número de mortos poderá aumentar pois, segundo disse, "o mar está cheio de corpos".

Pelo menos outros 250 imigrantes estão desaparecidos.

Nicolini adiantou ainda que, de entre os sobreviventes, a polícia deteve uma pessoa que se acredita ser o traficante responsável pela embarcação.

"Trata-se de uma tragédia imensa", acrescentou Nicolini, que explicou que os sobreviventes contaram que estavam há várias horas em alto mar e que não conseguiam pedir ajuda, pelo que decidiram acender uma fogueira para serem localizados.

O barco incendiou-se e muitos passageiros atiraram-se ao mar antes de a embarcação se ter virado.

A agência de saúde de Palermo, que coordena a assistência aos imigrantes resgatados, adiantou que se encontram em terra 150 pessoas, entre elas dezenas de crianças, algumas com poucos meses e várias mulheres grávidas.

Na operação de salvamento intervieram várias lanchas da Guarda Costeira Italiana e da Polícia de Fronteiras, mas também embarcações privadas.

Durante a noite, tinha chegado à ilha outro barco com 463 imigrantes indocumentados a bordo, que foram transferidos para o centro de acolhimento de Lampedusa, que na quarta-feira estava já no máximo da sua capacidade de acolhimento, 700 pessoas.

Trata-se do segundo naufrágio com imigrantes ilegais em menos de uma semana, depois de a 30 de setembro terem morrido 13 imigrantes, obrigados pelos traficantes a saltarem do barco em que viajavam, apesar de não saberem nadar e de se registar forte ondulação.

O grupo de 200 imigrantes foi obrigado a atirar-se ao mar a poucos metros da praia do Pisciotto na localidade de Scicli, na província de Ragusa, na Sicília.

A 10 de agosto, outros seis imigrantes morreram ao tentar alcançar a nado a costa da Sicília depois do barco em que seguia cerca de uma centena de imigrantes da Síria e do Egito ter encalhado.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.