FC Porto B impões primeira derrota do Leixões em Matosinhos

FC Porto B impões primeira derrota do Leixões em Matosinhos
| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto B impôs hoje a primeira derrota do Leixões em Matosinhos, ao vencer por 2-0, com golos de Kleber e Vion, num jogo a contar para a nona jornada da II Liga portuguesa de futebol.

Os portistas estão agora na frente do campeonato, com 20 pontos, mas mais um jogo do que o Moreirense, que adiou o seu encontro, mantendo-se assim com 17 pontos. O Leixões segue no oitavo posto, com os mesmos 14 pontos.

Os leixonenses dominaram até aos 23 minutos, altura em que o central Zé Pedro foi expulso, e o FC Porto B comandou a partir desse momento crucial.

A equipa da casa começou melhor, com saídas rápidas para o ataque e uma movimentação coletiva que, sem surpresa, pôs a nu as dificuldades próprias de um FC Porto B que não tem um onze base definido.

Os portistas apresentaram três novidades em relação à jornada anterior: o guarda-redes turco Bolat, que se estreou, e os médios Mikel e Carlos Eduardo.

A partir dos 19 minutos, porém, abriu-se um novo capítulo: Kelvin lesionou-se e foi substituído por Vion. Zé Pedro viu dois amarelos no espaço de quatro minutos, foi expulso e deixou o Leixões em inferioridade numérica.

A equipa B dos "dragões" passou então a respirar melhor e, por duas vezes, aos 26 e aos 45+1 minutos, podia ter marcado, por Kleber, que atirou aos pés de Jorge Batista, e por Tozé, que obrigou o guardião contrário a realizar uma boa defesa para canto.

A segunda parte começou com uma boa iniciativa atacante do leixões pelo lado esquerdo, com a bola a seguir de Huguinho para Rui Coentrão e deste, com uma "ajuda" de Quino, para Talles, que tentou a sua sorte rematando forte mas à figura de Bolat.

A partir daí, contudo, a pressão portista intensificou-se e o Leixões começou a ceder, em especial no seu lado esquerdo, onde Ricardo, Vion e, por vezes, Carlos Eduardo não deram tréguas a Rui Coentrão e Huguinho.

Ainda assim, o Leixões nunca se entregou, atacou sempre que pôde e a espaços causou alguma apreensão na defesa adversária, o que sucedeu, por exemplo, num remate forte de Cadinha, que fez a bola sair um pouco ao lado da baliza de Bolat (66).

O assédio azul-e-branco deu frutos aos 80 minutos: Reyes cruzou e Kleber, sem qualquer oposição, cabeceou e fez facilmente o primeiro golo, redimindo-se, em parte, de mais uma exibição sofrível.

A resistência leixonense tinha durado quase uma hora. O FC Porto B fez 2-0 final já nos descontos (90+3), por Vion, que aproveito um bom passe de Mikel e marcou o segundo golo da sua equipa.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões -- FC Porto B, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, por Kléber, 80 minutos.

0-2, Vion, 90+3.

- Leixões: Jorge Batista, João Viana, Materazzi, Zé Pedro, Huguinho, Anderson, Moreira, Cadinha, Rui Coentrão (Novais, 83), Ruben Saldanha (Nuno Silva, 30; Kizito, 83) e Talles.

(Suplentes: Chastre, André Teixeira, Nuno Silva, Novais, Tiago Lenho, Pedras e Kizito).

Treinador: Pedro Correia.

- FC Porto B: Bolat, Ricardo, Reyes, Tiago Ferreira, Quiño, Pedro Moreira, Mikel, Kelvin (Vion, 21), Carlos Eduardo (Leandro, 75), Tozé (Tomas, 88) e Kléber.

(Suplentes: Kadu, David Bruno, Bruno Silva, Tomas, Vion Leandro e Ivo).

Treinador: Luís Castro.

Árbitro: Carlos Espadinha (Portalegre).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zé Pedro (19 e 23), Anderson (36), Moreira (42), Bolat (42), Pedro Moreira (56), Huguinho (63), Cadinha (67) e Carlos Eduardo (69). Cartão vermelho para Zé Pedro (23).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.