Nova empresa será das maiores do mundo - Zeinal Bava

| Economia
Porto Canal

A fusão das operadoras de telecomunicações Portugal Telecom e Oi vai resultar numa das maiores empresas do mundo e visa criar uma referência tecnológica e de valor acionista, segundo Zeinal Bava, atual presidente executivo da Oi.

Numa nota enviada à Lusa, o futuro presidente executivo da empresa que resultar da fusão da PT com a Oi sublinha que "hoje nasce uma empresa com raiz nos países de língua portuguesa e um mercado de 260 milhões de pessoas. Uma empresa que está entre as maiores do mundo com mais de 100 milhões de clientes, 30 mil colaboradores e presente em quatro continentes".

A Portugal Telecom anunciou hoje, em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), uma proposta de fusão com a operadora brasileira de telecomunicações Oi -- da qual a PT é a maior acionista -- para criar uma nova entidade.

Em declarações feitas a partir de Londres, onde está a apresentar a nova entidade aos mercados, Zeinal Bava explicou que "a ambição [para a nova empresa] é estar entre os maiores 'players' globais, assumindo uma vocação multinacional" e "afirmando-se como uma referência em termos de inovação tecnológica, excelência operacional e criação de valor acionista".

Escusando-se a divulgar o nome da empresa que será criada se a fusão for concretizada, o presidente da PT garantiu que as marcas conhecidas em Portugal e no Brasil serão mantidas.

"Esta nova empresa terá um novo nome, um nome que lhe transmita um carácter e uma ambição global", mas "no Brasil, a Oi continuará a ser a Oi e em Portugal, a PT continuará a ser a Portugal Telecom", disse.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.