"É impossível prever qual o melhor momento" para contratar ou eliminar -- Paulo Gray

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 out (Lusa) - O diretor da StormHarbour Portugal, Paulo Gray, disse hoje que ninguém consegue prever qual "o melhor momento" quer para contratar quer para eliminar 'swap'.

"O nosso mandato era o de simplificar. É Impossível para mim e para qualquer pessoa nesta sala conseguir saber exatamente onde vai estar a taxa de juro daqui a duas horas, dois meses e dois anos", disse Paulo Gray, na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público.

Paulo Gray respondia desta forma ao deputado do CDS-PP, Hélder Amaral sobre se o Estado agiu bem ao cancelar contratos de derivados.

"Nunca vamos decidir quando contratar ou quando eliminar. Temos é de ter certo qual é o motivo que nos levou a fazer isso", disse, acrescentando que em mais de 25 anos de análise de mercados, ainda não tem a capacidade de dizer qual o melhor momento.

Paylo Gray foi ainda questionado pelos deputados do PCP Paulo Sá e do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua sobre se a recomendação da StormHarbour de eliminar os 'swap' mais problemáticos também assentava num critério de risco.

Como exemplo deram os dois derivados financeiros da REFER contratados durante o período em que a atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foi diretora financeira daquela empresa, mas Paulo Gray apenas disse que o trabalho da consultora financeira teve por base a análise da complexidade.

JMG // VC

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.